Diarreia em cães adultos e filhotes.

Compartilhar

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

A maioria dos cães, ocasionalmente pode apresentar quadros de diarreia. Embora a diarreia em cães possa ter múltiplas causas, as fezes do seu cão são um importante indicador de sua saúde intestinal e a alimentação é o fator que mais influencia na sua cor e consistência.

Seu cão pode ter diarreia por vários motivos, mas entender como é o aspecto saudável das fezes dos cães, bem como os fatores de risco da diarreia, pode ajudar a identificar e resolver o problema.

Causas de diarreia em cães adultos e filhotes

Dentre as causas mais comuns, podemos citar mudanças abruptas na dieta do animal, ingestão de algo estranho , ingestão de alimentos que seu cão não esteja acostumado, infecções bacterianas ou virais e infestações parasitárias, como vermes. A diarreia pode surgir também como reação colateral ao uso de alguns medicamentos.

Além disso, intolerâncias alimentares, doenças inflamatórias e algumas causas mais graves podem fazer com que seu pet tenha diarreia, mas é importante ressaltar que você consulte seu veterinário se você estiver preocupado com seu cão e com a consistência de suas fezes. Ele vai poder te orientar melhor e verificar a necessidade de investigar a causa da diarreia do seu cãozinho.

Sinais de diarreia em cães adultos e filhotes

Os motivos da diarreia variam de irrelevantes a graves. Embora a diarreia em cães seja comum e muitas vezes não seja motivo para preocupação, ainda vale a pena conversar com seu veterinário, especialmente se:

  • Seu cão não está se comportando normalmente.
  • Seu cão não está comendo ou bebendo água normalmente.
  • Há sangue (de cor vermelha ou preta) nas fezes.
  • A barriga do seu cão parece inchada.
  • A diarreia persiste por mais de alguns dias.
  • Seu cão está apático e não interage com a família ou se recusa a fazer coisas que antes gostava

O que observar nas fezes do seu cão

Como mencionado anteriormente, a dieta é um fator importante no aspecto das fezes. Ao limpar as fezes do seu cão, fique atento ao aspecto e consistência.

Em geral, as fezes do seu cão devem ter uma cor castanho médio, mas a cor varia de acordo com a alimentação. Fezes saudáveis são firmes.

Seu cão deve evacuar regularmente e isso também é variável de acordo com o tipo e a qualidade do alimento, mas se você tiver dúvidas a respeito do que é normal, uma dica é observar se houve mudança em algum hábito. Pode ser um sinal de alerta caso seu cão passe a fazer algo que não fazia antes. Para garantir sua saúde, fale sempre com um médico veterinário.

Sinais de problemas intestinais nas fezes

A cor das fezes do seu cão pode revelar muito sobre o que pode estar acontecendo no intestino dele. Fezes verdes, , pretas ou vermelhas são sinais a serem observados.

  • Fezes verdes podem indicar que seu cão está comendo mais grama do que o normal. Nem sempre a ingestão de grama indica ‘’dor de barriga’’ mas a grama pode ajudá-los a vomitar ou melhorar a digestão graças ao seu alto teor de fibras. Os cães também podem comer grama simplesmente porque estão entediados ou porque gostam do sabor; portanto, fezes dessa cor nem sempre são motivo de preocupação.
  • As fezes de cor vermelha ou preta podem indicar sangue nas fezes. Se você notar essa coloração consulte um veterinário.

Além da cor, o tamanho e a consistência das fezes do seu cão também podem revelar muito sobre sua saúde digestiva:

  • Bolinhas duras ou fezes muito ressecadas podem indicar que seu cão está sofrendo de prisão de ventre e/ou desidratação. Verifique se o seu cão está tomando água suficiente; deve passar logo. Se isso persistir ou se o seu cão parar completamente de evacuar, leve-o ao veterinário.
  • Fezes líquidas indicam diarreia e devem ser monitoradas. Em caso de persistência do quadro, procure um médico veterinário.

O que fazer se o seu cão tiver diarreia

Se o seu cão estiver com diarreia, observe-o de perto e garanta que ele esteja bebendo água limpa o suficiente, pois a diarreia pode desidratá-lo rapidamente. Se você está preocupado que o seu cão esteja passando mal ou que a diarreia seja mais do que um caso isolado, consulte seu veterinário.

Geralmente não é necessário deixar um cão com diarreia sem comer — principalmente em filhotes, que não têm as reservas fisiológicas de cães mais velhos. No entanto, a ração normal do seu cão pode ser rica demais para ele digerir nesse momento. Seu veterinário pode recomendar que você dê algo mais suave para ele comer e porções menores, mas nada substitui o diagnóstico e orientações do seu médico veterinário.

O mais importante é lembrar que a diarreia pode ser um alerta que indica uma doença mais grave, portanto, sempre converse com seu veterinário.Palavras-chaveDietaHigiene
Conteúdo original publicado do site https://meupet.bayer.com/

Compartilhar

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter